Rio Grande do Sul lidera crescimento industrial do país em fevereiro

Os índices regionais da produção industrial de janeiro de 2004 foram positivos na maioria dos locais pesquisados. Em relação a janeiro de 2003, houve aumento em sete das 12 áreas pesquisadas, com Rio Grande do Sul (11,3%), região Sul (4,7%), São Paulo (4,6%) e Santa Catarina (3,3%) assinalando crescimentos superiores ao da média nacional. Os demais locais com acréscimo de produção foram: Paraná (1,7%), Ceará (1,4%) e Minas Gerais (1,0%). Com queda, figuram: Rio de Janeiro (-5,9%), Espírito Santo (-5,1%), região Nordeste (-3,4%), Bahia (-1,7%) e Pernambuco (-0,9%).

O Rio Grande do Sul apresentou novamente, em janeiro, a melhor performance entre as regiões pesquisadas, na comparação com janeiro de 2003, baseada, principalmente, no comportamento da indústria mecânica (colhedeiras agrícolas), reflexo do dinamismo relacionado ao agronegócio. A indústria paulista (4,6%) teve seu desempenho apoiado nos seguintes setores: químico (óleo combustível), material elétrico e de comunicações (baterias e acumuladores) e mecânico (motores estacionários). Em Santa Catarina (3,3%) o resultado também está articulado à boa performance da mecânica, com destaque para o item compressor, e de produtos alimentares, beneficiado pela maior produção de carne de suínos e sardinha enlatada.

Entre os locais que registraram queda, o Rio de Janeiro (-5,9%) teve desempenho influenciado pela alta base de comparação de sua principal indústria, a extrativa mineral (petróleo e gás natural) e o Espírito Santo (-5,1%), devido à paralisação para manutenção em plataformas marítimas de extração de petróleo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo