A Secretaria Extraordinária Rio+15 vai atuar junto as várias secretarias com o objetivo de transformar Foz do Iguaçu num modelo ecológico, incrementando o turismo e promovendo o desenvolvimento sustentável. Para isto vai buscar modelos, parcerias e recursos internacionais para projetos nas áreas de agricultura, meio ambiente, habitação, indústria, comércio, turismo, etc.
A pasta inédita, faz alusão ao tempo transcorrido entre a Eco 92, (Rio de Janeiro), até a próxima edição do encontro, em 2007, que está sendo pleiteada para Foz do Iguaçu. Trata-se do maior evento ecológico do planeta e que definiu diretrizes a serem adotadas por todos os países para a preservação do meio ambiente.
A pasta tem a frente o secretário Hamilton Serighelli, que já está fazendo contatos para parcerias e investimentos. "Os projetos devem ser executados pelas suas respectivas secretarias. Por exemplo, um projeto politicamente correto na área de iluminação pública, deve ser executado pela Secretaria de Obras, Educação Ambiental, pela Secretaria da Educação, etc", .
A ordem é concretizar projetos em todas estas áreas. A somatória das propostas e realizações vai compor um projeto, batizado de Eco Foz 2007 ? Da Palavra à Ação, para concorrer a sede do encontro. A apresentação da "Eco Foz 2007", acontece em março, quando o prefeito Paulo Mac Donald tem um encontro com representantes da Unesco e membros das comunidades internacionais, em Paris, França. "Trata-se de um projeto arrojado que vai buscar os melhores modelos politicamente corretos e mudar radicalmente o perfil preservacionista da cidade", enumerou o secretário.
Além disso, Serighelli ainda lembrou que as ações das secretarias, captando projetos para indústrias politicamente corretas, vão ainda gerar gerar preservação, emprego e renda.
O projeto é global e preserva o meio ambiente considerando a população como parte a ser conscientizada e orientada para a manutenção do planeta.