O prefeito Beto Richa deu início nesta quinta-feira (24) a uma extensa agenda de compromissos em Barcelona, na Espanha. Logo pela manhã, o prefeito esteve no Instituto Barcelona de Esporte, onde se reuniu com o conselheiro da entidade, Pere Alcober. Richa visitou os equipamentos construídos para as Olimpíadas de Barcelona, em 2002, e conheceu o uso que o município faz hoje da estrutura.
À tarde, o compromisso do prefeito foi com Miguel Sodupe, diretor gerente da Barcelona Regional, agência que atua em infra-estrutura e urbanismo da região metropolitana daquele centro urbano. Nesta sexta-feira (25), Beto Richa será recebido pelo prefeito de Barcelona, Joan Clos i Matéu, renomado defensor do papel das cidades como ponto de partida para solução de grandes problemas das nações.
Antes de Barcelona, Beto Richa esteve em Lyon, na França, onde participou da Conferência de Eurocidades. Na quarta-feira o prefeito de Curitiba foi a Bordeaux, capital da região da Aquitânia, também na França, para conhecer um inovador sistema de compostagem de lixo. Richa visitou a usina e teve reunião com diretores e técnicos para conhecer detalhes do sistema.
"Queremos conhecer muitas tecnologias de compostagem de lixo, a fim de viabilizarmos um projeto para Curitiba. Este é um assunto que atualmente interessa a todas as cidades do mundo, em especial as que, como Curitiba, dão prioridade à questão ambiental", afirmou ele.
"Este é mais um contato importante que estamos fazendo na Europa e que certamente frutificarão em novos projetos e programas para a nossa cidade", disse Beto Richa. "As cidades européias estão abertas ao relacionamento e troca de experiências com cidades do mundo. Estamos aproveitando este bom momento para buscar intercâmbio de experiências e informações, conhecer novas tecnologias para serviços urbanos e prospectar investimentos", afirmou.