O prefeito Beto Richa recebeu a visita do secretário geral da Rede de Autoridades Latino Americanas de Cidade Sustentáveis, Ivan Moscoso, que anunciou oficialmente a escolha de seu nome para presidir a Rede no exercício de 2006. A posse será em março, durante o evento da ONU na capital paranaense, com a transmissão do cargo feita pelo atual presidente da Rede, Juan Carlos Navarro, prefeito da Cidade do Panamá.
A Rede de Autoridades faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e reúne autoridades locais (prefeitos e gestores) de 185 municípios da América Latina e Caribe. A presidência da entidade é decidida durante encontro anual. Curitiba concorreu com Caracas e Montevidéu na liderança da Rede e na realização do seu próximo encontro, marcado para novembro de 2006.
Será o primeiro encontro no Brasil, onde a entidade também conta com a participação das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Santo André.
"Curitiba é um celeiro de boas experiências na área de planejamento urbano", comentou Moscoso. "Eu diria que é um lugar onde todos os municípios da região querem vir para se nutrir com idéias".
Richa conversou com Moscoso sobre o tema da reunião marcada para novembro, que vai tratar de planejamento urbano com ênfase em transporte e descentralização ambiental. "Será uma grande oportunidade de troca de experiências. Curitiba vai dar sua contribuição à Rede", afirmou.
O prefeito disse ainda que Curitiba poderá contribuir muito com a discussão sobre alternativas de gestão da qualidade do ar, lembrando que o sistema de monitoramento da capital e Região Metropolitana é o segundo maior do País, atrás apenas de São Paulo.