O prefeito Beto Richa vai inaugurar nesta segunda-feira (04), às 10h30, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) Boa Vista, especializado no atendimento a crianças e adolescentes com transtornos emocionais graves. Será o segundo CAPS infantil de Curitiba. O primeiro fica no Pinheirinho.

continua após a publicidade

O serviço é resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a organização não governamental A Trilha – Novos Caminhos em Saúde Mental, responsável pelo planejamento e projeto terapêutico. O trabalho foi feito a partir de diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da coordenação do programa Saúde Mental.

O CAPS Infantil Boa Vista terá capacidade para atender 155 crianças e adolescentes até 18 anos incompletos. Vinte e cinco serão atendidos em regime intensivo (diário), 50 em regime semi-intensivo (três vezes por semana) e 80 em regime não-intensivo (três vezes ao mês). As crianças e adolescentes em idade escolar freqüentarão o CAPSi no contra-turno.

As atividades serão feitas em grupos, de acordo com a faixa etária: até 6 anos, faixa pré-escolar; de 7 a 12, grupos escolares; de 13 a 18 incompletos, adolescentes. Os atendimentos individuais serão programados de acordo com a necessidade do paciente. A família também será assistida, como parte do atendimento terapêutico dos pacientes.

O CAPSi tem 600 metros quadrados, três consultórios, refeitórios, dois salões para reuniões de grupos, enfermagem, leito de observação, quintal e material lúdico-terapêutico.

A equipe multidisciplinar é formada por psiquiatra, pediatra, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeuta ocupacional, enfermeira e auxiliar de enfermagem, artesãos e funcionários administrativos.

O atendimento no novo CAPSi será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A triagem dos pacientes deverá ser agendada pelas unidades de saúde.

continua após a publicidade