O prefeito de Curitiba, Beto Richa, participa nesta quinta-feira (2), na cidade de São Francisco (EUA), da cerimônia de abertura das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente das Nações Unidas 2005 (United Nations World Environment Day 2005). A abertura acontece a partir das 9h (13h no Brasil), no Edifício das Nações Unidas em São Francisco, onde a ONU foi oficialmente criada, há 60 anos.
A cerimônia desta manhã dá início a uma série de eventos ligados à questão da sustentabilidade urbana, que prosseguirão até domingo, 5 de junho, com a presença do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan; do diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep), Klaus Toepfer; do governador do Estado da Califórnia, Arnold Schwarzenegger; do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore; do prefeito de São Francisco, Gaven Newsom, e de prefeitos de 60 das mais importantes e populosas cidades do mundo – incluindo Moscou, Dublin, Jacarta, Londres, Istambul e Buenos Aires.
"Muito nos honra que Curitiba esteja entre as cidades conclamadas a participar deste evento", disse Beto Richa, que foi a São Francisco junto com a presidente da Fundação de Ação Social, Fernanda Richa, e com o diretor executivo do Cifal Curitiba, Hélio Gilberto Amaral.
"Estaremos com prefeitos de cidades importantes de todo o mundo, trocando idéias e experiência e firmando um conjunto de ações ambientais, que se reverterão em melhores condições de vida para as pessoas", afirmou Beto Richa.
O evento em São Francisco comemora os 60 anos de criação da ONU e será centrado no tema Cidades Verdes, escolhido porque o século 21 marca a primeira vez na história da humanidade em que a maioria da população do mundo viverá em cidades. Segundo dados da ONU, as cidades consomem, atualmente, 75% dos recursos naturais do planeta.
O prefeito de Curitiba considera que o evento da ONU será um marco nas políticas públicas de meio ambiente e sustentabilidade e lembra que Curitiba tem presença de destaque neste evento, tendo sido citada pela própria ONU como exemplo para o mundo em limpeza urbana.
Logo após a abertura, Beto Richa irá à Prefeitura de São Francisco, para a solenidade de abertura dos Acordos de Meio Ambiente Urbano. Em seguida, o prefeito participará do primeiro dia de reunião de trabalho sobre sustentabilidade urbana.
Esse workshop, que prosseguirá sexta-feira e sábado, envolverá discussões, debates, trocas de experiências e narrativas de experiências bem sucedidas em dezenas de questões relacionadas às cidades: energia e clima, redução do lixo, edifícios e design urbanos, parques e natureza urbana, transporte e qualidade do ar, equilíbrio social, ambientes saudáveis, alimento e agricultura.
Declaração
O prefeito Beto Richa vai assinar a Declaração Cidade Verde, um conjunto de acordos ambientais urbanos. "O crescimento das cidades e a preservação ambiental são questões que devem ser abordadas de forma conjunta", afirma Richa. "Nossa experiência em Curitiba pode contribuir positivamente para o debate sobre crescimento e preservação do meio ambiente", afirmou.
Segundo Beto Richa, uma das mensagens que Curitiba leva para os eventos em São Francisco é de que o planejamento urbano é determinante para que o cidadão seja respeitado e tenha qualidade de vida. "O meio ambiente não será equilibrado se não houver planejamento urbano. A vida urbana não terá qualidade se a cidade não tiver um plano diretor para orientar seu crescimento".