O prefeito Beto Richa e o presidente da Associação Comercial do Paraná, Cláudio Slaviero, examinaram na última sexta-feira diversos projetos voltados à revitalização do centro de Curitiba. A reunião foi no gabinete do prefeito com a presença também do administrador regional da Matriz, Omar Akel, e dos vice-presidentes da Associação, Antonio João Monteiro Azevedo, Bernadete Zagonel, Elcio Henrique Coninck e Virgílio Moreira Filho.

continua após a publicidade

O prefeito destacou o interesse do município em participar ativamente do Projeto Centro Vivo, que prevê medidas de incentivo às atividades comerciais na área central. Richa explicou que a Secretaria Municipal da Defesa Social já está preparando a formação da Guarda do Centro, que inicialmente será composta por 120 homens. Além da segurança, os guardas serão treinados para prestar informações a moradores e a turistas.

A instalação de novas câmaras de monitoramento em locais com maior número de ocorrências policiais, a exemplo das que já existem na rua 15 de Novembro, também foi confirmada pelo prefeito. Ele abordou ainda a restauração do Paço Municipal da Praça Generoso Marques e a destinação de uso daquele local.

Domingueira

continua após a publicidade

A redução para R$ 1,00 da tarifa de ônibus aos domingos também foi tema da reunião. O prefeito lembrou o aumento no movimento nos ônibus aos domingos. No domingo de carnaval, por exemplo, o número de passageiros foi 45% maior do que no domingo de carnaval do ano passado. "O alcance da medida repercutiu tanto que prefeitos de outras capitais estão buscando informações e pensam em implantá-la em suas cidades", afirmou. "Os reflexos positivos podem ser sentidos em muitos setores da cidade, inclusive no de comércio", acrescentou.

O prefeito também manifestou a sua disposição de lutar pela construção da terceira pista do Aeroporto Internacional Afonso Pena. "É uma medida estratégica importante para a economia de Curitiba e do Paraná", frisou

continua após a publicidade

"Trago apoio e desejo todo o sucesso à sua administração", declarou o presidente da Associação Comercial. Slaviero sugeriu que o prefeito indique dois representantes da Prefeitura para compor o Conselho Gestor do Projeto Centro Vivo. Ele também manifestou a disposição da entidade em participar da programação do aniversário de Curitiba que no dia 29 de março comemora 312 anos de fundação.

Na reunião, a vice-presidente da Associação, Bernadete Zagonel, explicou a criação da Universidade Livre do Comércio, que funcionará no próprio prédio da entidade. Com dez núcleos, a Universidade estará voltada ao atendimento de empresários, funcionários e consumidores.