O prefeito Beto Richa e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (prefeito), António Carmona Rodrigues, assinaram nesta segunda-feira (28), um protocolo de intenções para cooperação com o objetivo de estimular laços de amizade e solidariedade, promover o desenvolvimento conjunto e fomentar intercâmbio técnico nas áreas de patrimônio histórico, tecnoparque, planejamento urbano, transporte, turismo e planejamento estratégico.
O embaixador do Brasil em Portugal, Antônio Paes de Andrade, participou da cerimônia, realizada no Salão Nobre do Paço dos Conselhos. Também participaram vereadores e demais autoridades locais, além de técnicos das áreas envolvidas no acordo.
Beto Richa lembrou que Curitiba tem fortes laços com Portugal. "Tanto que o primeiro convênio de irmandade assinado pela nossa cidade foi com Coimbra, ainda em 1973", disse Richa. No dia anterior, domingo (27), este convênio pioneiro foi reforçado durante encontro do prefeito de Curitiba com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Encarnação.
"O acordo com Lisboa vem confirmar mais uma vez a nossa vontade de estreitar os laços com os portugueses. Queremos ter com as cidades de Portugal um relacionamento diferenciado, especial, e de efetiva troca de informação e experiência e convivência cultural", afirmou Beto Richa. "A forma calorosa e fraterna como fomos recebidos só demonstra as semelhanças e os pontos convergentes que existem entre Portugal e o Brasil."
António Carmona Rodrigues manifestou sua "satisfação, orgulho e honra" pelo ato de aproximação entre as duas cidades. "Curitiba tem sido um exemplo na área do ambiente, dos transportes, do planejamento urbano e da ação social", afirmou ele. Segundo ele, existem vantagens óbvias neste reforço, nesta cooperação bilateral. "São as histórias diferentes e a realidade distinta dos dois países que fazem da troca de experiências e do intercâmbio fatores valiosos", disse Carmona Rodrigues.