O prefeito Beto Richa participou nesta segunda-feira (1º) do reinício dos trabalhos da Câmara Municipal. Recebido pelo presidente da Câmara, João Cláudio Derosso, que abriu a sessão, Richa fez um discurso contundente, lembrando o conturbado cenário nacional, e pediu a apuração de todas as denúncias que vêm sendo fartamente divulgadas pela imprensa. O prefeito aproveitou para fazer um balanço das realizações da sua administração nos últimos seis meses e anunciou que a prioridade deste semestre será a saúde.
"O país espera o esclarecimento completo de todas as denúncias que há mais de dois meses ocupam as manchetes da imprensa. E cobra a punição dos culpados", disse Richa, bastante aplaudido.
Para ele, o período que o país está vivendo certamente produz impactos na vida cotidiana das pessoas. Por isso, além de uma resposta firme com relação às denúncias, argumentou que o país também precisa continuar a ser governado, sem adiar decisões importantes para o seu desenvolvimento.
"O país quer a apuração profunda de qualquer denúncia ou suspeita que envolva a utilização de recursos públicos, sonegação fiscal, desvios de conduta ou tráfico de influência. Mas o país também espera que os governantes continuem governando, que as decisões não sejam postergadas, que a economia não seja submetida à crise política e que o desenvolvimento não seja boicotado", afirmou.
Na rápida cerimônia, que contou com a presença dos vereadores e de secretários municipais, o prefeito também destacou a importância do apoio do legislativo e disse esperar que o bom relacionamento se mantenha pelos quatro anos de mandato. "A construção da cidade é permanente e precisamos trabalhar juntos para atender as necessidades da população", disse.
Richa lembrou que boa parte das promessas feitas durante a campanha já foram cumpridas no primeiro semestre, caso da redução da tarifa de ônibus e da criação da tarifa domingueira, da sinalização de todos os radares e da contratação de mais professores e profissionais da saúde.
A saúde, aliás, foi apontada pelo prefeito como a prioridade dos próximos meses. "Nosso compromisso, neste semestre, é avançar na área da saúde", afirmou. "Entregamos três unidades de saúde no primeiro semestre e agora estamos iniciando a construção de outras cinco, além de concluirmos a unidade 24 horas do Pinheirinho, que estava paralisada desde março de 2003".
Beto Richa disse ainda que a Prefeitura irá iniciar a reforma e ampliação das unidades de saúde 24 horas do Sítio Cercado, Campo Comprido, Boqueirão e Fazendinha, que irão contar com Pronto Atendimento Infantil – outro compromisso de campanha que será cumprido ainda este ano.
Na educação, o prefeito lembrou que serão construídas mais duas escolas, no conjunto Moradias Timburi e no Abranches, além de sete novas creches, algumas já prontas e outras em obras. Esta semana, a Prefeitura entrega a pré-escola do Bairro Novo, e na sexta-feira a pré-escola da Vila Verde. Cada uma vai atender 300 crianças.
Richa citou ainda ações na área da segurança, com o reforço nos parques, que terá patrulhamento constante, e a contratação de mais 156 guardas para atuar nos terminais de transporte coletivo e nas estações tubo.
Segundo o prefeito, todas essas ações e programas vão precisar do apoio dos vereadores. "A administração pública mais eficaz é aquela que resulta de objetivos claros, de ações transparentes e de intenções submetidas à aprovação dos cidadãos", finalizou.