O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse em entrevista ao Portal do PT que não há justificativa para abrir uma CPI sobre a crise aérea, porque suas causas "já estão claras". "Há uma insatisfação salarial e funcional dos controladores de vôo, que são parte civis e parte, militares (…) Esse movimento já produziu resultados, já foi negociado e não há nenhuma razão para nenhum tipo de comissão parlamentar de inquérito com a característica que a oposição queria", avaliou Berzoini.

continua após a publicidade

No entanto, o presidente do PT também criticou a greve dos controladores de vôo. "Na minha opinião, é incorreta (a greve dos controladores), porque é um setor que não deve ter esse tipo de movimentação. Falo com tranqüilidade porque sou sindicalista, portanto, defendo o direito de greve, mas até o direito de greve tem que ser limitado às questões de segurança da população", falou.

Sobre a fidelidade partidária, Berzoini disse que ela não é suficiente se o conteúdo programático dos partidos for reavaliado. "Até porque fidelidade sem programa não é fidelidade – é apenas uma regra burocrática", opinou. "O ideal é que nós puséssemos em votação uma reforma política mais ampla".

Berzoini afirmou ainda que acredita que todo o Legislativo está disposto a promover uma reforma política, para não aumentar sua desmoralização frente à opinião pública. "Há um sentimento majoritário na Casa de que é preciso votar a reforma política, sob pena de o Parlamento mais uma vez ser acusado pelos atrasos políticos que nós temos no país", disse ele.

continua após a publicidade