O município de Ribeirão Claro (Norte Pioneiro) está na rota da canoagem feminina rumo ao Pan 2007. A informação de que a seleção vai treinar em Ribeirão em fevereiro foi confirmada pelo técnico Alvaro Acco Koslowski ao prefeito Francisco Carlos Molini. ?Mais uma vez nós temos a honra de ser sede da concentração da seleção brasileira de canoagem, agora de uma forma muito melhor, pois estamos na rota do Pan 2007. Se depender dos nossos esforços, o Brasil já é campeão?, afirma o prefeito.
As atletas da seleção de canoagem desembarcam em Ribeirão Claro no dia 4 de fevereiro, vindo de Caxias do Sul (RS), onde estão reunidas desde o início de janeiro. Elas ficam em Ribeirão Claro até o dia 25. Em março os trabalhos voltam a ser realizados em Caxias do Sul. Os preparativos para o Pan prevêem treinamentos também no Rio de Janeiro (RJ), além da participação em duas etapas da Copa do Mundo na Europa.
Antes do Pan, as canoístas estarão mais duas vezes no Rio de Janeiro para treinamento, em junho e início de julho. Em maio, a equipe disputará a I Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade na Croácia e a II Etapa na Hungria.
Neste ano, nove meninas integram o grupo da seleção, sendo cinco na categoria sênior e quatro na júnior. Destas, cinco irão ao Pan, em processo que será definido no início de março. Integram a equipe nacional permanente na categoria sênior a paranaense Bruna Gama, as gaúchas Naiane Pereira e Juliana Domingos, e as paulistas Ariela Pinto e Daniela Alvarez.
Na categoria júnior, figuram a paranaense Lacy Bianqui, que é natural de Ribeirão Claro, as gaúchas Luana Rech e Mayara Cardoso, e a paulista Rita de Cássia Ferreira. Lacy Bianqui foi revelada no Projeto Segundo Tempo/Navegar, mantido pelo Ministério dos Esportes em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Ribeirão Claro.