A Receita Federal anunciou hoje a desarticulação de um grupo de pessoas suspeitas de contrabando de produtos de informática na região de Goiás. Em operação conjunta com a Polícia Federal, o trabalho terminou com a execução de 37 mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Brasília e Marabá (PA) e de nove mandados de prisão.
Segundo a Receita, o grupo investigado abastecia as lojas com encomendas de produtos provenientes de contrabando, oriundos do Paraguai. Sem recolher os impostos de importação, a rede conseguia praticar preços muito mais baixos que os de mercado, chegando a ocupar o postos de principal fornecedor de material de informática do Centro-oeste.
Para chegar aos suspeitos, a PF e a Receita contaram com o auxílio do Escritório de Pesquisa e Investigação da primeira Região Fiscal, que possibilitou a identificação da prática de lavagem de dinheiro e de fraudes em leilões, com arremates manipulados por meio de concorrência desleal.
Ainda hoje, representantes da Receita e da Polícia Federal darão entrevista em Goiânia sobre detalhes das investigações.