A alfândega do porto de Vitória (ES) apreendeu neste início de ano mais de R$ 1,5 milhão em produtos de informática, telefonia, conexões para construção civil, peças automotivas e bombas hidráulicas. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pela Receita Federal em Brasília.

continua após a publicidade

A Receita informou também que as mercadorias foram importadas irregularmente por empresa "trading" (comercializa para terceiros), que prestou informações falsas nas declarações sobre as operações de importação.

"A empresa, com pequena capacidade econômico-financeira e constituída a menos de um ano, já havia importado mais de 2,4 milhões de dólares em mercadorias, declarando metade das operações como realizadas em seu próprio nome, ocultando os verdadeiros importadores, mesmo porque não detinha as mínimas condições comerciais para a realização de tão vultosas transações por sua própria conta e risco", diz o comunicado.

Para obter habilitação nos sistemas da Receita a empresa declarou que somente realizaria operações por conta e ordem de terceiros, além de cometer outras infrações como subfaturamento de preços e não recolhimento de tributos internos.

continua após a publicidade