O Passeio Público e o Zoológico Municipal estão novamente em obras. Nesta semana, a Prefeitura de Curitiba começou a última etapa de revitalização das calçadas do Passeio Público. No Zôo, está sendo reformada a ilha dos macacos-pregos, obra que oferecerá mais conforto e segurança aos animais e também aos funcionários e freqüentadores do parque.
Na primeira etapa de trabalhos no Passeio Público, concluída em novembro, foram substituídos 1.100 metros de pavimento irregular. Também foram reformados alguns bancos que estavam quebrados e as mesas de jogos. Na entrada principal do Passeio Público, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente instalou placa indicando a localização dos atrativos do parque. Agora, estão sendo feitos os 30% que faltavam para a revitalização completa do calçamento interno.
O novo calçamento do parque mais antigo da cidade é de placas de concreto. As calçadas do parque separam os canteiros da pista de caminhada, que também recebeu melhorias no ano passado. "É um conjunto de ações para melhorar a estética do Passeio Público e oferecer mais segurança e conforto aos freqüentadores", diz o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.
No Zoológico, a Prefeitura começou a reforma do recinto dos macacos-pregos. A obra corrigirá um antigo problema de erosão e dará mais conforto e segurança aos animais e funcionários do parque. Além de conter a erosão, o recinto terá uma área especial para manejo dos animais, brinquedos de madeira e corda. Por causa da reforma, os 12 macacos-pregos que habitam a ilha, na área central do Zôo, foram transferidos para o setor de isolamento, onde ficarão até a entrega da obra.