Começa às 10 horas, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, a terceira sessão da Reunião de Trabalho dos Coordenadores Nacionais do Grupo do Rio. Ontem (2) eles já fizeram duas sessões. Esses encontros servem para preparar as propostas que serão levadas aos chanceleres dos 19 países que compõem o Grupo (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Venezuela, Uruguai e um representante da Comunidade do Caribe- Caricom).
Os ministros das Relações Exteriores se reúnem hoje à tarde e continuam o encontro amanhã. Eles serão responsáveis pela elaboração do documento que será encaminhado aos chefes de governo e de Estado que participarão nesta quinta-feira do primeiro dia da 18ª Reunião de Chefes de Estado e de Governo. O Grupo do Rio, criado em 86, é um mecanismo permanente de Consulta e Concertação Política.
O coordenador nacional do Brasil no Grupo do Rio, ministro Marcelo Vasconcelos, informou que o governo brasileiro vai propor a criação de instrumentos financeiros para garantir recursos a programas de combate à fome e à pobreza e a cooperação com o Haiti para um reforço de tropas militares naquele país. Ainda na reunião, será discutida a criação de uma autoridade sul-americana de investimentos, que atuaria como um organismo de financiamento para a captação e pagamento de recursos.
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna