Rio de Janeiro – A gestão integrada da segurança pública no Sudeste, acertada entre os governadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo,Espírito Santo e Minas Gerais, começa a se viabilizar, na prática, nesta segunda-feira (15), contando com o reforço  de efetivo da Força Nacional de Segurança Pública.

continua após a publicidade

De acordo com informação da assessoria de imprensa da Secretaria Nacional de Segurança Pública, as ações iniciais da Força Nacional serão definidas amanhã e divulgadas em entrevista coletiva, que deverá contar com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, do secretário Nacional de Segurança Pública, Luís Fernando Correia, e do comandante da Força, coronel Aurélio Ferreira.

O encontro será realizado no Palácio Guanabara e prevê, ainda, a participação do secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame. O ministro discutirá na ocasião com o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, a instalação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

A entidade reúne diversos órgãos e representantes do governo federal e dos quatro estados membros, visando ao planejamento de ações policiais, o intercâmbio de informações e o uso compartilhado de recursos para combate ao crime organizado.

continua após a publicidade

O grupo se reunirá a cada dois meses em uma das capitais do Sudeste, para análise dos resultados das ações empreendidas e elaboração de novos planos contra o crime, segundo a assessoria de imprensa do  governo fluminense.