Reunião do Mercosul discute fim da dupla cobrança da TEC

A desobstrução do livre comércio entre os países integrantes do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) é uma das tendências a serem solucionadas durante a reunião de cúpula do bloco em Belo Horizonte e Ouro Preto (MG). O coordenador nacional do Mercosul pelo Brasil, embaixador Luiz Felipe de Macedo Soares, disse na noite de segunda-feira (13) que esse é um dos temas mais importantes e também o mais complicado em discussão na 17ª reunião do Conselho do Mercado Comum, iniciada ontem.

O principal ponto em discussão é a redução da dupla cobrança da Tarifa Externa Comum (TEC), instrumento que regulamenta as importações dos países integrantes do Mercosul. "Para chegar ao fim da dupla cobrança da TEC, o mais importante é estabelecer um controle único dos bens e unificar a arrecadação aduaneira", disse o embaixador Macedo Soares.

Além das propostas de criação de um fundo para financiar o desenvolvimento em países com economias mais assimétricas do bloco, como Uruguai e Paraguai, também estão adiantadas as conversas para a liberalização do comércio de serviços entre os países do Mercosul. Paralelamente ao encontro do bloco, também seguem as negociações com a Índia e os integrantes da União Aduaneira da África Austral. Segundo o embaixador Macedo Soares, a conclusão de acordos de preferência tarifária acontecerá ainda esta semana. Com os países africanos estão em pauta as reduções tarifárias de dois mil produtos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo