Brasília – A reunião do G 20 será uma oportunidade para os países discutirem como relançar as bases da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC), afirmou hoje (6) o diretor do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores, ministro Roberto Carvalho de Azevedo. A reunião será realizada no Rio de Janeiro nos dias 9 e 10 de setembro.

continua após a publicidade

?O que pode acontecer é uma expressão dos países que participarão da reunião de que a suspensão da Rodada de Doha não é boa para ninguém. Os países estarão lá (no Rio de Janeiro) para discutir agricultura, e agricultura foi onde houve um impasse na reunião. Há um engajamento desses países de que deve haver um relançamento da rodada o mais breve possível?, afirmou.

A Rodada Doha está suspensa desde julho deste ano, data em que foi realiza a ultima reunião da OMC. O grande impasse foi a negociação sobre a redução de subsídios agrícolas por parte dos países desenvolvidos, reivindicada pelos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil.

De acordo com Azevedo, dos 21 países que fazem parte do G 20, 15 já confirmaram presença. Também participarão do encontro o diretor geral da OMC, Pascal Lamy, a representante do Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, o Comissário de Comércio Exterior da União Européia, Peter Mandelson, e o ministro de Economia do Japão, Shoich Nakagawa.

continua após a publicidade

Também participam da reunião outros cinco países representando quatro grupos comerciais: três da África e um do Caribe.