Reunião do Conama discute propostas para as áreas de preservação permanente

Estão em discussão as propostas sobre Áreas de Preservação Permanente (APPs). Isso ocorre na 78ª reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), hoje e amanhã. Desde 2002, falta consenso sobre as resoluções acerca dos conceitos de áreas de preservação.

O Conama vai debater também a proposta das Entidades Ambientalistas da Região Sul (Agapan), que solicita a suspensão de todos os processos de licenciamento ambiental de barragens da bacia hidrográfica do Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul. Isso só deveria ocorrer, segundo a Agapan, se fossem realizados e apresentados estudos ambientais.

Participam da reunião secretários de meio ambiente estaduais e representantes do governo federal, da sociedade civil e de entidades empresariais, que fazem parte do conselho.

O Conama é presidido pelo Ministério do Meio Ambiente. Ele tem, entre suas atribuições, a capacidade de determinar a realização de estudos das alternativas e possíveis conseqüências ambientais de projetos privados e públicos, além de estabelecer normas, critérios e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do meio ambiente, com vistas ao uso racional dos recursos ambientais.

As resoluções do Conama, que regulamentam o Código Florestal, têm força de lei.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo