A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Conselho do Litoral (Colit), realizou nesta quarta-feira (08), em Paranaguá, reunião com órgãos governamentais para estabelecer critérios sobre o depósito de lixo no município. Participaram da reunião representantes das secretarias da Agricultura e da Saúde e também da Associação dos Portos de Antonina e Paranaguá (APPA).
A principal questão discutida foi a presença de animais no lixão do Embocuí. ?Além dos resíduos serem depositados a céu aberto, mais de 150 porcos são criados e alimentandos no lixão?, destacou o secretário executivo do Colit, José Álvaro Carneiro. Além de porcos, outros animais como vacas e cavalos também foram encontrados naquela área.
Na reunião, foi decidido que será enviado à prefeitura de Paranaguá R$ 50 mil para a construção de uma cerca no lixão. Esse recurso é proveniente do Conselho do Litoral, devido a termo de ajustamento de conduta aplicado ao Terminal de Containeres de Paranaguá. ?A cerca irá controlar o acesso dos animais e também irá auxiliar no controle dos resíduos que entram no depósito?, explicou Carneiro. Caberá a prefeitura de Paranaguá a retirada dos animais.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, será intensificada a fiscalização no município. ?As blitze ambientais em Paranaguá serão freqüentes e determinantes para evitarmos ações ilegais com relação à degradação do meio ambiente?, disse o secretário.