Reunião de governadores não tratará de reivindicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou para o encontro com 16 governadores (eleitos e reeleitos) e três vices-governadores, de partidos aliados em um hotel, em Brasília. Em uma reunião preliminar, antes da chegada do presidente, os governadores decidiram não apresentar, hoje, nenhuma reivindicação ao presidente Lula, e nem um documento de formalização de apoio. A idéia é esperar a iniciativa do presidente de convocar uma reunião ampla, com todos os 27 governadores para discutir uma agenda nacional de interesse dos estados.

"A reunião teve um caráter político de um conjunto de governadores que apóia o presidente e que busca acabar com as tensões entre governo e oposição após o período eleitoral", afirmou o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB). Ele disse que os governadores vão ajudar Lula a compor a sua base política e ajudar na elaboração de propostas de reforma.

Internamente, eles abordaram alguns temas que podem constar de uma eventual agenda, como a reforma da previdência, e o problema de endividamento dos estados, mas acharam que não é o momento de lançá-la numa reunião sem a presença de todos os governadores. "O momento é de construção política", disse Hartung.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo