O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, reuniram-se na última terça-feira (03) com representantes da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e prefeitos da região Sul do Estado para discutir a proposta para licenciamento de corte de árvores.
Durante a reunião ficou estabelecido que até o próximo dia 16 está valendo a resolução 031, que possibilita o corte de árvores mediante autorização do IAP. A emissão de licenciamentos para esta atividade estava suspensa desde setembro do ano passado através da portaria 191.
No encontro, que teve também a participação dos deputados Marcos Isfer, Pedro Ivo e Alexandre Khury, foi apresentada uma minuta de resolução sobre normatização dos licenciamentos, elaborada em conjunto pelo IAP e Ibama. Prefeitos e representantes do setor madeireiro terão até o dia 16 para apresentar sugestões à minuta.
Cheida destacou que nenhuma decisão será tomada sem que os setores envolvidos sejam consultados. ?A forma que encontramos para minimizar o impacto de uma nova normatização é abrir a questão para discussões técnicas com os interessados?, disse o secretário. ?Iremos considerar todas as colocações que não conflitem com a legislação estadual?, completou.