Saiu o resultado do II Concurso Nacional de Monografias Jurídicas sobre Ética na Advocacia, promovido pela Segunda Câmara do Conselho Federal da OAB. De 69 trabalhos inscritos, 33 foram enviados por advogados e 36 por estudantes de Direito.

O Distrito Federal e São Paulo foram as unidades da federação com maior presença no Concurso. Na categoria Advogado/Bacharel, o Estado com maior participação (10 monografias) foi São Paulo e, na categoria Estudante, o DF (16 monografias).

O conselheiro federal Alberto de Paula Machado (PR), da Comissão Julgadora, elogiou o alto nível dos trabalhos encaminhados. A Comissão foi presidida pelo secretário-geral adjunto do CF/OAB, Sérgio Alberto Frazão do Couto e coordenada pelo conselheiro federal Sérgio Ferraz (AC).

Segundo Alberto de Paula Machado, depois que a OAB desencadeou campanha pela ética na advocacia – lançada na gestão do ex-presidente nacional da OAB, Reginaldo Oscar de Castro – cresceu muito o interesse de advogados e estudantes pela realização de trabalhos acadêmicos sobre o tema. “Com isso, estão sendo alcançados o objetivo da entidade de valorização da ética e do estudo dos princípios que balizam a profissão”, enfatizou.

São os seguintes os autores dos trabalhos selecionados:

Categoria Advogado/Bacharel

1.º lugar: Alexandre Tavares Cortez

2.º lugar: Glenda Rose Gonçalves Chaves

3.º lugar: José Alves de Almeida

Categoria Estudante

1.º lugar: Vanderlei Luis Krombauer Bonatto

2.º lugar: Ana Gabriela Oliveira de Paula

3.º lugar: João Paulo Nery dos Passos Martins

continua após a publicidade

continua após a publicidade