O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, registrou que os resultados do Enade, sistema de avaliação que substituiu o antigo ?provão?, divulgados nesta semana pelo MEC, comprovam a eficiência do ensino público. De acordo com esses resultados, as universidades públicas estão em melhor posição que as instituições de ensino superior privadas.

continua após a publicidade

?Os resultados comprovam a boa qualidade dos cursos ofertados pelas instituições de ensino superior públicas?, afirmou. ?São ainda uma demonstração do esforço que o Governo do Estado vem fazendo para manter e consolidar o setor, que também recebe recursos para a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico?.

Recursos

Em 2005, segundo o secretário, as universidades e faculdades estaduais receberão mais R$ 3,2 milhões para aplicação em infra-estrutura de laboratórios e em pesquisas. Os recursos foram aprovados durante a última reunião do Conselho de Ciência e Tecnologia do Paraná (CCT-PR), realizada na terça-feira (04), no Tecnocentro, em Curitiba, e são provenientes do Fundo Paraná.

Segundo Rizzi, a recuperação da infraestrutura das instituições de ensino superior públicas para melhorar as condições da pesquisa científica e tecnológica faz parte da política do governo estadual, assim como a qualificação dos docentes. Somente as faculdades estaduais, que somam 12, e estão instaladas em praticamente todas as regiões, terão, neste ano, R$ 323 mil para melhorar o índice de mestres e doutores, que hoje fica em torno de 25%.

continua após a publicidade