O resultado da terceira etapa de pré-seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni) já está disponível na página do Ministério da Educação (www.prouni.mec.gov.br/prouni/). Os candidatos inscritos e pré-selecionados nas duas etapas anteriores podem consultar o resultado com o número da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou com o número do CPF.
Os estudantes pré-selecionados terão até o dia 11 de fevereiro para procurar as universidades às quais se candidataram para comprovar a veracidade das informações prestadas no ato da inscrição. Para isso, deverão apresentar carteira de identidade própria, dos pais e dos irmãos; Cadastro de Pessoa Física (CPF); comprovante de residência dos integrantes da família e, se necessário, o comprovante dos períodos letivos cursados em escola pública.
O ProUni é voltado para alunos de baixa renda e oferece 112.426 bolsas de estudos integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. Os candidatos devem ter participado do Enem e apresentar renda familiar per capita de até três salários mínimos; cursado o ensino médio completo em escola pública ou feito o ensino médio completo em instituição privada com bolsa integral; ser portador de necessidades especiais ou ser professor da rede pública de educação básica.
Em todas as fases, o programa recebeu 535.834 inscrições. Na terceira etapa, 136.802 estudantes se candidataram a 16.575 bolsas (6.441integrais e 10.134 parciais), das quais 12.786 estavam destinadas a cotas para afro-descendentes e indígenas. As inscrições para o ProUni foram encerradas sexta-feira.
Amanhã, às 11h30, o ministro da Educação, Tarso Genro, dará entrevista coletiva à imprensa para fazer um balanço geral do ProUni e divulgar os resultados finais, informou o assessor de imprensa do MEC, Sandro Santos.