Brasília – O diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Nilo Diniz, reafirmou hoje (14) o compromisso de formação de um pacto nacional dos diferentes segmentos que trabalharam juntos na restauração das Áreas de Preservação Permanentes (APPs).

continua após a publicidade

Em entrevista ao programa Revista Brasil,  da Rádio Nacional, Diniz destacou que "as discussões deverão motivar a sociedade brasileira a preservar as APPs", em referência à realização de seminário sobre o tema, encerrado hoje (14) em Brasília. O compromisso foi assumido pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, na abertura do encontro, na quarta-feira (12).

O ministério informa que a população terá acesso às apresentações e resoluções do seminário pelo endereço eletrônico www.mma.gov.br nos próximos dias, e também poderá opinar sobre o andamento dos grupos de trabalho criados durante o encontro. Um deles deverá ser oficializado em portaria da ministra Marina Silva e ficará encarregado de analisar as propostas feitas no seminário.

Segundo o diretor do Conama, "entidades do governo municipal ou estadual, o próprio governo federal, organizações não-governamentais, Ministério Público, empresas privadas e produtores rurais trabalharam juntos, formaram parcerias bem-sucedidas e apresentaram experiências concretas no encontro?. E deverão estar representadas no novo grupo de trabalho.

continua após a publicidade

Depois de analisadas, acrescentou Diniz, as propostas poderão resultar na elaboração do Plano Nacional de Restauração e Preservação de APPs.