Brasília – O diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Nilo Diniz, reafirmou hoje (14) o compromisso de formação de um pacto nacional dos diferentes segmentos que trabalharam juntos na restauração das Áreas de Preservação Permanentes (APPs).
Em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, Diniz destacou que "as discussões deverão motivar a sociedade brasileira a preservar as APPs", em referência à realização de seminário sobre o tema, encerrado hoje (14) em Brasília. O compromisso foi assumido pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, na abertura do encontro, na quarta-feira (12).
O ministério informa que a população terá acesso às apresentações e resoluções do seminário pelo endereço eletrônico www.mma.gov.br nos próximos dias, e também poderá opinar sobre o andamento dos grupos de trabalho criados durante o encontro. Um deles deverá ser oficializado em portaria da ministra Marina Silva e ficará encarregado de analisar as propostas feitas no seminário.
Segundo o diretor do Conama, "entidades do governo municipal ou estadual, o próprio governo federal, organizações não-governamentais, Ministério Público, empresas privadas e produtores rurais trabalharam juntos, formaram parcerias bem-sucedidas e apresentaram experiências concretas no encontro?. E deverão estar representadas no novo grupo de trabalho.
Depois de analisadas, acrescentou Diniz, as propostas poderão resultar na elaboração do Plano Nacional de Restauração e Preservação de APPs.