‘Responsáveis terão que assumir consequências’, diz ministra dos Esportes francesa

Foto por: Franck Fife

A ministra dos Esportes francesa Roselyne Bachelot afirmou nesta quarta-feira, à rádio Europe 1, que “os responsáveis por este desastre terão que assumir as consequências. Primeiro os jogadores, seguidos da comissão técnica e depois a Federação”.

No entanto, Bachelot se autointitulou como “a ministra da Reconciliação”, no dia seguinte à eliminação da França da Copa do Mundo, na qual terminou em quarta e última do grupo A, com apenas um ponto e um gol marcado, atrás de Uruguai (1º), México (2º) e África do Sul (3º).

“Hoje, as polêmicas já não são mais simples apostas. Agora, é momento de reflexão. Serei a ministra da Reconciliação!”, assegurou Bachelot.

“Não posso fazer um diagnóstico antes de ter examinado a situação, a primeira tarefa é uma fazer auditoria a fundo sobre o que ocorreu durante esta Copa do Mundo”, continuou a ministra.

“Quero que cada um dos jogadores da equipe da França seja ouvido, para que todo mundo possa ter a palavra”, acrescentou a secretária de Estado.

Além disso, ela saudou a decisão anunciada pelo defensor e capitão da seleção, Patrice Evra, de que a equipe renunciou às premiações estipuladas. “Fui eu quem pediu. Pelo menos a decência triunfou neste aspecto”, considerou.

A França foi eliminada do Mundial na primeira fase após um empate e duas derrotas.

Sua participação na África do Sul foi marcada por uma crise sem precedentes depois que o atacante do Chelsea, Nicolas Anelka, foi expulso do grupo por ter insultado o treinador Raymond Domenech no intervalo da partida França-México (0-2) por uma simples crítica ao seu posicionamento em campo. A situação foi noticiada dois dias depois pela imprensa esportiva francesa (L’Équipe).

Como se isso não bastasse, no dia seguinte à decisão da Federação Francesa (FFF) de afastar Anelka, seus companheiros de equipe fizeram no domingo uma greve, e não treinaram, algo sem precedentes e considerado ‘surreal’.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna