A TV Cultura transmite, em rede nacional, no próximo domingo, dia 27, a partir das 19h30, um programa especial com a resolução da prova do Enem 2006 (Exame Nacional do Ensino Médio). A 9ª edição do exame, que será aplicado no mesmo dia, das 13h às 18h, para alunos de mais de 800 municípios em todo o país, recebeu 3.731.925 inscrições, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. O programa será apresentado por Cuca Lazzarotto.

continua após a publicidade

Há grande expectativa em relação ao resultado do exame devido à importância do Enem para a vida escolar dos alunos. A prova é um dos principais requisitos para inscrição no ProUni (Programa Universidade Para Todos), que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de baixa renda, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. Para participar do programa do Governo Federal os estudantes precisam, entre outros quesitos sócio-econômicos, conseguir pelo menos 45 pontos na avaliação.

O resultado obtido pelos alunos também é utilizado pela maioria das instituições de ensino públicas e privadas para a avaliação no vestibular. Na Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, a nota obtida pelo estudante no Enem terá peso de 20% na primeira fase do processo seletivo. Esta é a razão pela qual a procura vem crescendo ano a ano.

A resolução das questões será feita por uma equipe de professores do Sistema COC de Educação e Comunicação, que divulgarão o gabarito na íntegra durante o programa da TV Cultura. A solução das questões ainda pode ser acompanhada no site da instituição de ensino (www.coc.com.br), a partir das 17h.

continua após a publicidade

Do total de inscrições este ano, 2.109.975 são de alunos que concluirão o ensino médio no final do ano. Outros 1.621.950 são inscritos que já finalizaram os estudos em anos anteriores. O Enem é realizado desde 1998, através do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A prova é aplicada para todo território nacional. A participação dos estudantes é em caráter voluntário. Podem participar do exame os concluintes do ensino médio e aqueles que já terminaram esse nível de escolarização.