A seleção brasileira realizou um treino na tarde desta quinta-feira na Randburg High School, que fica a poucos quilômetros do hotel da equipe, no qual o destaque foi o jogo treino dos reservas contra o time sub-19 do The Birds (com sede na cidade de Vaal, a 100 km de Johannesburgo), que terminou com a vitória de 5-0 dos brasileiros e pedidos de autógrafos dos sul-africanos após o apito final.
Os reservas treinaram com Gomes, Daniel Alves, Thiago Silva, Luisão e Gilberto; Josué, Kleberson, Julio Baptista e Ramires; Nilmar e Grafite.
O terceiro goleiro do Brasil, Doni, atuou do lado do time amador. Após mais de 20 minutos de uma atuação burocrática, sem balançar a rede do frágil adversário, os reservas do técnico Dunga chegaram ao placar dilatado com gols de Julio Baptista (2, sendo um de pênalti), Ramires, Nilmar e Grafite.
O jogo treino durou 50 minutos e terminou com uma temperatura de sete graus no pequeno estádio. Quando o auxiliar de preparação física Fábio Mahseredjian apitou o fim do “amistoso”, os sul-africanos não esconderam que haviam acabado de realizar um sonho e tiraram várias fotos ao lado dos brasileiros.
Os titulares da seleção participaram apenas da primeira parte do treino, na qual os jogadores alternaram uma brincadeira – praticamente uma mistura de rúgbi com handebol – com exercícios, sob a coordenação do preparador físico Paulo Paixão. Ao mesmo tempo os goleiros, incluindo o titular Julio Cesar, trabalhavam com os preparadores Wendel Ramalho e Taffarel.
Quando os reservas iniciaram o jogo treino com os Birds, os titulares correram por alguns minutos ao redor do campo e foram liberados mais cedo para retornar ao hotel.
Na sexta-feira a seleção deve treinar novamente no mesmo local e no sábado fará o reconhecimento do gramado no estádio Soccer City, onde no domingo o Brasil enfrenta a Costa do Marfim pela segunda rodada do Grupo G da Copa do Mundo.
O Brasil termina a participação na primeira fase do Mundial contra Portugal, no dia 25, na cidade de Durban.