Os governadores Roberto Requião (PR), Germano Rigotto (RS) e Luiz Henrique da Silveira (SC) estiveram na noite desta terça-feira (26) em Florianópolis onde discutiram propostas conjuntas para o fortalecimento do Sul do país, especialmente as relacionadas às dívidas dos Estado e à Lei Kandir, que retirou dos Estados o ICMS das exportações.
A Lei Kandir desonerou o ICMS das exportações em 1997. No ano passado o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, se comprometeu com os governadores a investir R$ 9 bilhões num fundo de compensação. ?Mas ele não cumpriu o acordo porque só repassou R$ 5,2 bilhões. A diferença ficou como prejuízo para os Estados?, explicou Requião.
No mês passado, os três governadores, juntamente com o governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, estiveram em Curitiba, por ocasião da posse de Requião na presidência do Codesul, e anunciam uma ação judicial para promover mudanças na lei e para alterar o índice que corrige a dívidas dos Estados.
O encontro desta terça-feira na residência do governador de Santa Catarina também contou com a presença, por parte do Paraná, do secretário da Fazenda, Heron Arzua, além de diretores do BRDE. Os governadores aproveitaram a presença de representantes do banco para pleitear novos investimentos este ano para os três Estados.
Outro convidado do encontro foi o presidente do PMDB, Michel Temmer, que convidou os governadores peemedebistas a participar da convenção nacional do partido a ser realizada no fim do ano. Os governadores discutiram a proposta de o partido apresentar candidato próprio na sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.