Divulgação |
Após abrir a primeira rodada de negócios entre o Paraná e a Venezuela, Requião teve hoje o primeiro encontro com Chávez. |
Depois de abrir a primeira rodada de negócios entre o Paraná e a Venezuela na missão comercial que lidera no país vizinho, o governador Roberto Requião teve hoje o primeiro encontro com o presidente venezuelano Hugo Chávez, na capital Caracas. Foi durante um jantar no Palácio Miraflores. Além da discussão sobre a transferência de políticas públicas do Paraná à Venezuela, o governador anunciou uma nova missão comercial ao país para fevereiro de 2006. ?Será uma missão setorial, abrangendo apenas setores de alimentos, calçados e de insumos-agrícolas?, afirmou.
Segundo o governador, durante os encontros entre os 80 empresários participantes das 56 empresas do Paraná e 20 de outros Estados do Brasil com os empresários da Venezuela, diversos negócios foram fechados. ?Ao contrário de muitas missões onde a troca de informações e o contato para a adequação de produtos ao mercado externo são os pontos mais fortes, nesta missão empresários participantes já fecharam acordos, que variam de US$ 4 milhões na área de alimentos a US$ 40 milhões no setor de planejamento e infra-estrutura?, acrescentou Requião.
Durante o encontro, o presidente sul-americano Hugo Chávez também anunciou uma missão comercial da Venezuela ao Paraná para o primeiro semestre do próximo ano. ?Conseguimos ressaltar para o empresário da Venezuela as potencialidades econômicas do Estado do Paraná?, contou o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Venezuelano-Brasileira, Nelson Quijada.
Participante do encontro com o presidente Chávez, o ex-governador do Estado e empresário do setor de comunicação, Paulo Pimentel, ressaltou a liderança política conquistada pelo Paraná nos últimos anos. ?O Paraná está dando mostras de uma projeção internacional que não via há 40 anos?, disse.
Anúncio – Para esta quinta-feira (17), as rodadas de negócios devem prosseguir, juntamente com rodadas de amostras de investimentos e mesa de integração entre o Paraná-Venezuela.
De acordo com o coordenador de Assuntos Internacionais e do Mercosul, Santiago Gallo, a posição estratégica do Paraná dentro do Mercosul e do Codesul está sendo relevante para novos negócios. ?O Grupo Potencial Petróleo está firmando um acordo para a venda de lubrificantes da Venezuela para mais de 150 postos de combustível para os três Estados do Sul do Brasil. O Codesul também está tendo força nesse contexto?, disse Gallo.
Ainda nesta quinta-feira, o governador Roberto Requião e o presidente Hugo Chávez terão novo encontro, desta vez transmitido ao vivo numa parceria com a Telesur (TV das Américas, da Venezuela) e a Televisão Educativa do Paraná (RTVE). ?O Paraná poderá acompanhar a cerimônia de fechamento das rodadas de negócios e a assinatura dos acordos de cooperação técnica entre Requião e Chávez?, disse o presidente da TV Educativa, Marcos Batista.