O governador Roberto Requião sancionou na manhã desta segunda-feira (3) a lei que aumenta os salários dos servidores públicos que compõem o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), o chamado quadro geral. A medida beneficia 43.750 pessoas, entre funcionários da ativa, aposentados e pensionistas. Os reajustes médios, para os três cargos que formam o quadro próprio (agentes de apoio, de execução e profissional), variam de 25,56% a 88,1%. ?Os funcionários públicos do quadro geral estavam há dez anos com os salários congelados e vão ter agora um salário decente?, afirmou Requião.
Mais do que acréscimo salarial, a lei sancionada pelo governador reestrutura as tabelas de vencimento do quadro próprio. Com isso, corrige distorções entre os cargos e entre o quadro geral e os demais quadros de pessoal. Uma mostra do cuidado que se teve para ajustar pendências antigas é que praticamente cada uma das classes e das referências salariais, dos três cargos, recebeu um reajuste específico ? foram aplicados pelo menos 108 índices distintos.
?Os percentuais que foram atingidos, e que variam de classe para classe e mesmo dependendo da situação em que servidor se encontra, na minha opinião, que já estou há 20 poucos anos no Estado, são índices históricos. É a realização de um trabalho para conceder aos servidores uma remuneração digna à importância das funções que desempenham?, observou a secretária da Administração e da Previdência, Maria Marta Lunardon.