O governador Roberto Requião inaugurou nesta quarta-feira (8), em Paranaguá, mais uma gôndola em supermercado do programa ?Fábrica do Agricultor?. É o primeiro ponto de venda do programa na cidade e o 22º de todo o Paraná. Na solenidade, Requião reiterou o apoio do governo do Estado aos pequenos produtores e adiantou que mais pontos serão abertos, somando 48 até o fim de agosto.
?Por meio desse programa, o Estado abre mão do ICMS do produtor e o supermercado garante o espaço para comercialização, sem cobrar nada pelo ponto. Isso viabiliza os pequenos, e o governo quer que os pequenos produtores se multipliquem e cresçam?, afirmou o governador.
?Quando assumimos, só havia uma gôndola, em um único supermercado de Curitiba. Os pequenos produtores não tinham visibilidade. Firmamos uma parceria com a Apras (Associação Paranaense de Supermercados), e hoje são 22 e serão 48 em breve?, completou Roberto Requião.
Isenção de ICMS
A gôndola inaugurada nesta quarta fica no hipermercado Condor de Paranaguá. O diretor-presidente do grupo, Pedro Joanir Zonta, destacou que, graças à isenção de ICMS concedida pelo governo aos integrantes do programa, eles conseguem vender seus produtores a preços semelhantes aos praticados pelas grandes indústrias.
?O ICMS tem um peso de 27% sobre os produtos. Sem o imposto, os produtores conseguem oferecer preços em condições para competir com a indústria de larga escala?, disse Zonta, que também preside a Apras.
Fortalecimento da agricultura
O Programa da Agroindústria Familiar ?Fábrica do Agricultor?, coordenado pela Secretaria da Agricultura e executado pela Emater, tem por objetivo diversificar a cadeia produtiva rural como forma de fortalecimento da agricultura familiar, de fixação e permanência do agricultor na sua atividade.
No ponto de venda de Paranaguá, 22 produtores participam do programa. São comercializados cerca de 240 itens ? embutidos, mel, doces, compotas, biscoitos, geléias, conservas, chás, sucos, entre outros. Além de concentrados na gôndola específica ? o que chama a atenção dos consumidores ? os produtos do Fábrica do Agricultor ficam também espalhados por outros pontos do estabelecimento.