Mais um grupo de prefeitos eleitos do Paraná foi recebido pelo governador Roberto Requião para, desde já, promover entendimentos entre o governo do Estado e os novos administradores. Depois de receber 16 novos prefeitos num almoço quarta-feira, o governador reservou a noite para um jantar de confraternização com outros 26 prefeitos eleitos de várias regiões do Paraná.

continua após a publicidade

Os dois encontros foram realizados na granja do Canguiri, residência oficial do governador. Na segunda reunião, organizada pelo deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, o governador disse aos participantes que está fazendo questão de conversar com todos os novos governantes municipais. "Esta é a hora de todos se conhecerem melhor", afirmou.

Requião destacou a importância da informalidade como forma de facilitar a troca de idéias. Ele circulou entre as mesas e falou aos prefeitos sobre os principais programas de governo como o de distribuição gratuita de leite para crianças, o de tarifas especiais de água e luz e os de geração de emprego e de incentivo fiscal.

O governador lembrou também que, só através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano/Paranacidade, o governador do Estado vai disponibilizar U$ 165 milhões até julho de 2006 para obras de infra-estrutura nos municípios. Disse também que os recursos serão liberados preferencialmente às prefeituras que investirem em programas de inclusão social e de geração de empregos.

continua após a publicidade

O deputado Artagão Júnior acompanhou toda a reunião e lembrou que o encontro foi mais uma demonstração de um governo preocupado com o seu povo. "Esta quebra de protocolo, com a promoção deste encontro informal, irá resultar, sem dúvida nenhuma, em resultados muito positivos", afirmou.

Avaliação

continua após a publicidade

Para o prefeito eleito de Ivaiporã, Célio Pereira, a confraternização marcou o início do trabalho dos prefeitos. "Nós pudemos ser ouvidos pelo governador, nos conhecemos e afiamos as ferramentas para entrar 2005 prontos para exercer nossas funções", disse.

Pereira assumiu a atual gestão depois que o prefeito foi afastado do cargo. Ele conta que nos 54 dias de administração municipal conseguiu assinar muitos convênios com o governo do Estado, melhorando a malha viária, o sistema de sinalização das ruas, e também a saúde da população, já que pode contar agora com duas ambulâncias e com a construção de um aterro sanitário. "Espero manter este ritmo no próximo ano", garantiu.

A prefeita eleita de Grandes Rios, Eliane Luiz Ricieri, disse que depois do encontro, as suas expectativas se tornaram ainda melhores para o ano que vem. "Pretendo fortalecer as parcerias com o governo do Estado porque considero o governador Roberto Requião muito firme, confiável, uma pessoa que cumpre o que promete", avaliou.

Ela lembrou que, mesmo durante a atual administração, que é de outro partido, o governo do Estado nunca deixou de estar presente no município. "Aqui chegou o Luz Fraterna, chegou o Leite da Criança. E não é qualquer leite, não, é leite de qualidade", elogiou. Eliane Ricieri disse ainda que vai seguir o exemplo do governador Roberto Requião, fazendo sempre o bem, indiscriminadamente. "Eu não vou perder o entusiasmo, principalmente depois deste encontro", garantiu.