O governador Roberto Requião participou, na manhã desta sexta-feira (01), da formatura de 10 mil alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em frente ao Palácio Iguaçu. Durante a solenidade, o governador falou sobre a importância do trabalho da Polícia Militar na manutenção da segurança e prevenção a comportamentos de risco. ?Esta é a verdadeira face da Polícia Militar, a do policial que trabalha para a proteção das crianças e na prevenção do uso de drogas em faixas etárias de formação da personalidade?, disse.
Os dez mil alunos da rede pública e particular de ensino se reuniram no Centro Cívico para a solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso do Proerd. Estiveram presentes, também, o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, o secretário da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianelo, o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antônio Pancotti, e o coordenador-geral do Proerd, coronel José Paulo Bettes, entre outras autoridades.
Durante a solenidade, a banda da Polícia Militar tocou o Hino Nacional, o Hino da Polícia Militar e as músicas que as crianças aprenderam durante o Proerd. O Palácio Iguaçu estava enfeitado com bexigas e os nomes dos policiais que participaram do treinamento das crianças durante estes seis meses de programa.
O governador, juntamente com o secretário da Justiça e o secretário da Segurança Pública entregaram, simbolicamente, o certificados de conclusão do programa a três alunos de rede pública e particular de ensino. No fechamento, os alunos fizeram um juramento a si mesmos, aos pais, professores e à sociedade que não vão se envolver com drogas nem com a violência.
O secretário Aldo Parzianelo lembrou que esta sexta-feira é o último dia da semana Previda (Semana Estadual de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas), mas que o combate às drogas continua. ?A partir do Previda, a sociedade passou a praticar o exercício de vigilância permanente na defesa das crianças e jovens do Estado. Todos os municípios foram abastecidos de informações para desenvolver ações de prevenção às drogas para promover melhor qualidade de vida e daremos continuidade a este combate?, disse Parzianelo.
Para o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, o Proerd é um trabalho importante de aproximação do policial com as crianças e que existem outros programas complementares a este objetivo. ?O governo está trabalhando para uma política de aproximação com a comunidade e a Patrulha Escolar e o Projeto Povo também contribuem para esta aproximação?, disse Delazari.
Proerd
O Proerd é um programa com duração de um semestre letivo. O público alvo são as crianças matriculadas na 4.ª série do ensino fundamental. Uma vez por semana, o professor sai de cena e quem entra na sala de aula é o policial militar fardado. O objetivo é levar às crianças entre 9 e 12 anos, à comunidade escolar e aos pais dos alunos um sistema de prevenção contra atitudes violentas e contra o uso indevido de drogas.
Até agora, já foram formados 400 mil alunos. ?Este é um trabalho ininterrupto, porque quando uma turma se forma, outra já vem no semestre seguinte?, disse o coordenador-geral do programa e chefe do Estado Maior da PM, coronel José Paulo Bettes. Segundo Bettes, a escolha da 4.ª série para participar do Proerd foi estudada. ?Esta é a fase em que a criança se encontra em pleno desenvolvimento e tem os primeiros passos de consciência e é nesse momento que precisamos contribuir para a sua formação?, acrescentou.
O Programa é considerado o maior trabalho de prevenção primária do mundo. Teve início nos Estados Unidos, em 1983, e chegou ao Brasil em 1992. A Polícia Militar do Paraná implantou o programa em 2000.