O governador Roberto Requião, o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antonio Pancotti, participaram nesta sexta-feira (02) da formatura do Curso de Formação de Sargentos da Polícia Militar do Paraná. O evento foi realizado na Academia Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, onde 121 cabos receberam o título de terceiro-sargento. ?É assim que melhoramos a segurança no Paraná, aperfeiçoando o nosso pessoal. Eles passaram por um curso duríssimo e saíram muito melhores do que entraram?, declarou o governador.

continua após a publicidade

Para o secretário Delazari, a formatura foi de extrema importância, pois faz parte do processo de reestruturação da polícia, em que e a Secretaria de Segurança tem reforçado investimentos. ?Não adianta comprar viatura, armamentos, investir em tecnologia, se o principal, que é o policial militar, tanto o homem como a mulher, não estão preparados para isso?, afirmou ele ao falar da capacitação dos policiais.

Segundo o comandante da Polícia Militar, a capacitação destes policias é realizada constantemente, ?no dia-a-dia?. ?Nós não paramos desde quando assumimos o comando da academia, que ficou basicamente parada durante quase oito anos. Agora, conseguimos dar o ritmo adequado para formar, aperfeiçoar e capacitar os nossos policiais. E isso é muito importante para comunidade?, explicou o coronel Pancotti.

O curso de sargentos foi realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap), no Guatupê, durante oito meses. Neste período, os policiais tiveram aulas teóricas e práticas e estudaram várias disciplinas como direitos humanos, técnica policial, auto-defesa, e todas as matérias necessárias para que o aluno se integre à filosofia de policiamento comunitário.

continua após a publicidade