O governador Roberto Requião nomeou nesta quarta-feira (12) mais 870 professores do ensino especial. É mais uma parte dos 4.555 educadores especializados aprovados em 2004 no primeiro concurso público realizado no Paraná voltado para a Educação. Com as novas contratações, já são 3.960 professores já nomeados, restando apenas 595.
A chefe de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Sheila Basso Assef, orienta aos novos professores que o primeiro passo é tomar posse do cargo. ?A posse foi agendada para esta segunda-feira (17) e os professores deverão apresentar-se no Núcleo Regional de Educação ao qual pertencem, para tomar posse e assumir os cargos nas escolas?, explica.
Educação Especial
O Paraná é hoje o Estado que atende proporcionalmente o maior número de alunos com necessidades especiais. Segundo a chefe do Departamento de Ensino Especial da Secretaria, Angelina Matiskei, a partir de 2003 o atendimento aos alunos com necessidades especiais cresceu no Estado. ?Quando começou o governo, 47 municípios ainda não davam suporte para os alunos com necessidades especiais. Hoje, estendemos este atendimento nos 399 municípios?, garante.
De acordo com Angelina, muito tem sido feito em defesa da educação especial no Estado. ?Mais de 17 mil professores do ensino regular foram capacitados para atender os alunos com necessidades especiais. Com isso, a rede de apoio no ensino regular apresentou um aumentou em 118%, o que resultou em um crescimento de 47% no número de matriculados no ensino especial nos últimos três anos?, ressalta.
Para Angelina, o Paraná conseguiu realizar uma mudança radical na política de apoio ao aluno com necessidades especiais. ?Pela primeira vez na história do Estado, o número de alunos atendidos no ensino regular ultrapassou o número de alunos atendidos nas escolas especiais. Temos aproximadamente 40.760 alunos com necessidades especiais na escola pública, no ensino regular, e aproximadamente 38 mil alunos atendidos na rede conveniada ? que é constituída por 374 escolas especiais?, explica.
Na avaliação da Angelina Matiskei, o Paraná tem realizado uma inclusão responsável dos alunos com necessidades especiais, adotando recursos como: classes especiais, salas de recursos, centros de atendimento, interpretes de libras, professores de apoio para alunos com deficiência física neuromotora grave. ?Fazemos com que os alunos não só sejam colocados no ambiente escolar, mas com que a escola dê condições de acesso, permanência e êxito acadêmico aos alunos com necessidades educacionais especiais?, garante.