O Instituto Senso Pesquisa de Dados divulgou anteontem pesquisa sobre a intenção de voto para o Paraná, encomendada pela Fundação Pedroso Horta, órgão de pesquisas do PMDB. A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 24, ouviu 1452 pessoas em 62 municípios e está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Segundo a pesquisa espontânea, o senador Roberto Requião, candidato do PMDB; tem 49% das intenções de voto. O senador Álvaro Dias, candidato do PDT, ficou com 34%.
Na pesquisa estimulada, Requião obteve a maioria absoluta com 52% das indicações. Alvaro Dias ficou com 37% . Dos eleitores entrevistados, disseram que vão anular o voto 3% dos entrevistados. Indecisos e votos brancos somaram 8%. A margem de erro é de 2,6%, para mais ou para menos. Foi detectado ainda que 83% consideram o voto como definitivo, enquanto 10% afirmaram que podem mudar.
No último levantamento publicado pelo Senso, ainda no primeiro turno, Alvaro Dias ficou com 31,5% e Roberto Requião com 28,3%, percentuais semelhantes aos resultados finais da eleição apurados pelo TRE.
Presidente
A pesquisa também levantou a tendência dos eleitores com relação aos candidatos à presidência da República. Na pesquisa espontânea Lula (PT) aparece com 57% contra 32% atribuídos a Serra (PSDB). Já, na consulta estimulada, o percentual do candidato petista continua inalterado, enquanto o tucano passa para 35%. Não sabem ou não responderam somam 6%, enquanto 2% afirmaram que pretendem votar nulo ou branco. O universo da pesquisa foi também de 1.452 entrevistados.