O índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto em São Mateus do Sul vai saltar dos atuais 2,26% para 50%, atendendo a 11.500 pessoas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30), pelo governador Roberto Requião, na assinatura das ordens de serviço para a ampliação do sistema no município. ?Este é um investimento em saúde e em qualidade de vida. Esse dinheiro vai evitar doenças transmitidas pela má qualidade da água?, comentou o governador.
O valor das obras é de mais de R$ 7,2 milhões e os recursos são provenientes do Programa Paraná Urbano e da Caixa Econômica Federal. O diretor de Investimentos da Sanepar, Heitor Wallace, reafirmou que a empresa segue a política do governo estadual de priorizar a saúde. ?A próxima meta da Sanepar para o município é aumentar o índice de atendimento para 65%?, afirmou.
O governador lembrou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a rede coletora de esgoto atenda a 60% da população. ?Ao atingirmos a próxima meta, já vamos superar este índice?, disse Requião. O governador afirmou a importância de parcerias entre prefeituras e governo estadual para ?levar progresso para a população?.
O prefeito de São Mateus do Sul, Francisco Luiz Ulbrich, disse que ?este é um governo sério, honesto e realizador?. ?Em seis meses, o governador Requião já esteve duas vezes em São Mateus para trazer recursos e obras para a população?, explicou.
As obras vão criar mais de 1.080 postos de trabalho e devem ser concluídas até o início do ano que vem. A rede coletora de esgoto de São Mateus do Sul será ampliada em mais de 72 mil metros. A Sanepar também vai executar 2.875 ligações.