O governador Roberto Requião inaugurou, na terça-feira (29), a Biblioteca Cidadã Cláudio Francisco Bini, no município de Itaperuçu. O prédio, de 180 metros quadrados, abriga um acervo de duas mil obras, telecentro, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. ?Essas bibliotecas são portas abertas ao conhecimento do mundo porque, além de um acervo rigorosamente selecionado, têm ainda um telecentro com computadores ligados à Internet?, enfatizou Requião.
Acompanhado da secretária estadual da Cultura, Vera Mussi Augusto, do secretário especial de Assuntos Estratégicos, Nizan Pereira e do prefeito de Itaperuçu, José de Castro França, o governador destacou a iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura em priorizar os municípios que ainda não possuem bibliotecas. Para Vera Mussi, ?a biblioteca será um marco para o crescimento intelectual dos jovens e crianças de Itaperuçu, além de oferecer à comunidade um espaço para convivência e integração?.
Por sua vez, o prefeito José de Castro França reconheceu o investimento no município e saldou as oito obras que estão sendo executadas. ?Estamos mudando o município, e a biblioteca será o nosso local de cultura?, afirmou. Itaperuçu possui 20 mil habitantes e localiza-se na Região Metropolitana de Curitiba.
A Biblioteca Cidadão de Itaperuçu homenageia o professor Cláudio Francisco Bini, que dedicou sua vida ao ensino. ?Mesmo aposentado, meu pai vinha à escola, fazia questão de hastear as bandeiras todos os dias e, no fim da tarde, as recolhia. Desta forma, deixou como herança valores morais e éticos que até hoje são reconhecidos. O nome dele nesta biblioteca é uma justa homenagem a quem dedicou a vida toda à educação?, disse a filha do homenageado, Mirian Judite Bini Silla.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)