O governador Roberto Requião, a secretária da Cultura, Vera Mussi Augusto, e o prefeito de Carambeí, Osmar Rickli, inauguraram nesta terça-feira (19), em Carambeí, a Biblioteca Keimpe van der Meer ? primeira do Projeto Biblioteca Cidadã, que começa a atender aos 48 municípios que não possuem sala de leitura e acervo de livros. ?A leitura construiu minha carreira política e tenho certeza de que muitos comandantes políticos sairão destas salas. A gente só pensa com vasto vocabulário e para isso os livros são fundamentais?, afirmou o governador.
Além de fazer com que todos os 399 municípios paranaenses tenham pelo menos uma biblioteca, o projeto Biblioteca Cidadã também abriga um Telecentro Paranavegar, laboratório de informática criado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos para promover a inclusão digital. ?Nós entendemos que a inclusão social tem que passar obrigatoriamente pela alfabetização, entretanto, neste século, também é imprescindível a inclusão digital?, salientou o secretário Nizan Pereira. ?Observei que, na rua em que está sendo instalada a biblioteca, por exemplo, ninguém tem computadores?, completou.
Na primeira fase, foram construídas e equipadas sete bibliotecas. A comunidade de Carambeí já pode usufruir o espaço, todo mobiliado e com um acervo de 2 mil livros. Elaborado pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural da Secretaria da Cultura, o projeto arquitetônico é constituído de módulos de forma a poder adaptar-se a diferentes tipos de terrenos e possibilitar uma ampliação futura. ?O programa nos orgulha pela ansiedade que verificamos nas prefeituras dos municípios que receberão as bibliotecas?, ressalta a secretária da Cultura.
Em Carambeí, Santa Lúcia, Santa Maria do Oeste, Itaperuçu, Três Barras, Imbaú e Tamarana foram construídos prédios de 180 metros quadrados, que abrigarão, além da biblioteca, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. Cada biblioteca receberá, na inauguração, acervo e treinamento do funcionário responsável pelo atendimento, supervisão e manutenção dos livros e dos equipamentos. Esse treinamento já está sendo feito por técnicos da Biblioteca Pública do Paraná. ?A instalação aqui da primeira biblioteca revela que o município apesar de pequeno tem um futuro brilhante?, destacou o prefeito.
As construções ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Obras. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 210 mil. Artistas plásticos dos municípios serão convidados a elaborar um painel que será construído na fachada do prédio. O projeto prevê ainda o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno, de acordo com o espaço disponível.
Os municípios da segunda fase são: Arapuã, Abatiá, Adrianópolis, Ariranha do Ivaí, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Cafezal do Sul, Ferraria no município de Campo Largo, Cantagalo, Coronel Domingos Soares, Corumbataí do Sul, Cruzmaltina, Douradina, Doutor Ulisses, Esperança Nova, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiro, Vila C no município de Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Iguatu, Laranjal, Lindoeste, Marquinho, Mauá da Serra, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Itacolomi, Nova Santa Bárbara, Ouro Verde do Oeste, Pontal do Paraná, Pitangueiras, Prado Ferreira, Quarto Centenário, Ramilândia, Reserva do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, Santana do Itararé, Tunas do Paraná e Tupãssi.