Requião inaugura maior centro de convenções do Sul do Brasil

Durante inauguração do maior centro de convenções do Sul do Brasil, em Foz do Iguaçu, o governador Roberto Requião convidou representantes do setor hoteleiro a participar da reestruturação da nova diretoria. "Os hotéis terão uma ferramenta para o desenvolvimento do turismo e por isso é importante que sejam somados os hoteleiros à nova direção, porque eles precisam do centro e o centro deles", afirmou na noite desta quarta-feira.

O Centro de Convenções de Foz do Iguaçu terá o maior auditório do país, com cerca de 4,5 mil poltronas. No total são 30,2 mil metros quadrados de área construída. Localizado a 800 metros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, ele vai contemplar o turismo de eventos, vocação natural da região da tríplice fronteira, oferecendo local equipado para receber até 30 mil pessoas simultaneamente.

O turismo de negócio foi responsável pela geração de nove mil empregos temporários e R$ 130 milhões na economia iguaçuense em 2003. O balanço final deste ano estima a realização de 1,5 mil eventos. "Já em abril o centro recebe a feira "Paraná compra Paraná" – realizada em parceria com as federações do Comércio e das Indústrias do Estado ? e, em outubro, será realizada uma feira mundial de segurança", anunciou o governador. O centro deve ter ainda uma exposição permanente de produtos do Mercosul.

A finalização das obras do Centro de Convenções se arrasta desde 1986. No início de 2001, a prefeitura retomou a construção com apoio de recursos federais. Entretanto, apenas no ano passado foi "desatado o nó histórico" ? conforme classificou o presidente do centro, Salvador Ramos – com investimento pesado do Governo do Estado. "Não poderia mais imaginar Foz do Iguaçu com este elefante branco", afirmou Requião ao ressaltar que os investimentos para futura expansão devem sair da receita própria do centro.

O governo do Paraná detém 44% das ações, a prefeitura de Foz, 43%, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) 10,5% e a iniciativa privada 0,60%. "O centro é um projeto da década de 70, que saiu do papel na gestão do governador João Elísio Ferraz e do então prefeito Dobrandino Silva, e só voltou a receber investimentos no primeiro mandato do governador Requião, que inaugura hoje esta obra tão importante para o município", lembrou Salvador Ramos.

O presidente do centro informou ainda que o centro já tem 19 eventos pré-programados. "Para o ano que vem a agenda está praticamente lotada. Atualmente estamos trabalhando na captação de eventos de 2006 até 2009", revelou diretora de Eventos, Soraya Fouakhiri.

Estrutura

Instalado numa área de 100 mil metros quadrados, com ampla área de vegetação natural, o centro tem estacionamento com 4,8 mil vagas. O local possui ainda um anexo com capacidade para quatro mil veículos.

A área construída está dividida em três grandes pavilhões com entradas distintas, podendo ser subdividida ainda em 10 espaços para debates e conferências, além de restaurante e área de administração.

Com 10 mil metros quadrados, o pavilhão "Cataratas" é o maior dos pavilhões e será reservado para exposições de equipamentos, feiras e shows artísticos. O pavilhão "Iguassu" tem área de 2,9 mil metros quadrados, que poderão ser divididas, com paredes móveis, em seis distintos espaços: Parque Nacional, Itaipu, Foz do Iguaçu, Puerto Franco, Puerto Iguazú e Ciudad Del Este. A área será ideal para conferências, palestras, apresentação de produtos e projeções. A previsão é que o conjunto comporte 5,1 mil pessoas simultaneamente.

O pavilhão "América", com 2,9 mil metros quadrados, e comporta o maior auditório do Brasil com 4,5 mil poltronas. O espaço poderá ser dividido com divisórias móveis em três espaços distintos: Paraguai, Argentina e Brasil.
O local é dotado de dois reservatórios de água, com 140 e 110 metros cúbicos cada, torres de transmissão para telefonia, televisão e gerador de energia próprio. "Fechamos o mandato com este presente para Foz, que ganha uma ferramenta extraordinária para fomentar o turismo", ressaltou o prefeito Sâmis da Silva. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo