O governador Roberto Requião inaugurou nesta terça-feira (6) a Escola Estadual Elias Abrahão, no bairro Jardim Menino Deus, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. Com 1.340 metros quadrados, a escola conta com oito salas de aula, quadra coberta de esporte, laboratórios de informática, de química e de física e vai atender 800 alunos do ensino médio e fundamental. Todas as instalações são adaptadas para alunos portadores de deficiência física. ?Esta escola tem a mesma qualidade excepcional que estamos usando em todas as construções para a rede pública de ensino no Estado?, declarou o governador.
Durante a inauguração, Requião lembrou o esforço financeiro realizado pelo Governo para a criação do Plano de Cargos e Salários dos professores da rede estadual de ensino. ?Educação não se faz apenas com estruturas. É preciso que os professores estejam satisfeitos, sejam reconhecidos e que tenham a possibilidade de crescimento financeiro e intelectual. É isso que o Plano de Cargos proporcionou aos professores. Ele devolveu a alegria para as salas de aula?, disse.
Requião também lembrou que a escola homenageia o professor, pastor presbiteriano e ex-deputado estadual e federal Elias Abrahão, que dirigiu a secretaria de Educação durante seu primeiro governo e ficou conhecido como um dos mais competentes e respeitados secretários de Educação do Paraná.
O Estado conta atualmente com 2,1 mil escolas. Desde de 2003, o Governo investiu R$ 95,2 milhões na construção, grandes reformas ou ampliações em 73 escolas. Outras 1.940 unidades passaram por reformas e reparos, com investimento de R$ 79,2 milhões. Nos próximos dias, o governador deve autorizar um novo pacote de construção de escolas em vários municípios. ?Tratamos a Educação com o respeito e a dedicação que o assunto exige. Afinal, trata-se do futuro das crianças paranaenses e do próprio Estado?, explicou Requião.