O governador Roberto Requião e a secretária da Cultura, Vera Mussi Augusto, inauguraram nesta sexta-feira (10), em Santa Maria do Oeste, a Biblioteca Professora Lurdes Terezinha Tomen. A unidade faz parte do projeto Biblioteca Cidadã, criado inicialmente para atender 49 municípios que ainda não possuíam esta estrutura e ampliado para mais 10 municípios. ?Esta biblioteca vai colocar crianças, jovens e adultos do município em contato com o mundo e garantir consistência a qualquer projeto educacional?, ressaltou o governador.

continua após a publicidade

Localizado na região central do Estado, o município de Santa Maria do Oeste possui cerca de 15 mil habitantes. Eles irão usufruir de um acervo de 2 mil obras, num prédio de 180 metros quadrados, que abrigará além da biblioteca, um telecentro para acesso gratuito a internet, um salão comunitário, espaço cívico e de recreação.

?A biblioteca será de grande auxílio para os nossos mais de três mil estudantes, que ainda não possuem uma biblioteca pública?, afirma o prefeito João Adolfo Schreiner. Segundo o prefeito, o acesso à internet também é muito procurado pela população, principalmente por aqueles que participam de cursos profissionalizantes.

?A Biblioteca Cidadã é mais um projeto do Governo do Estado que representa a atenção aos pequenos municípios, principalmente àqueles com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esta parceria com os municípios vai permitir que todo paranaense tenha uma biblioteca ao seu alcance?, sintetizou a secretária da Cultura.

continua após a publicidade

O projeto Biblioteca Cidadã prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno. Porém, em Santa Maria do Oeste, uma araucária já crescida foi a árvore eleita, pois está localizada exatamente no terreno cedido pela prefeitura para construção da biblioteca. ?Não poderia existir um ?complemento? tão ideal para obra divina representada por esta araucária centenária?, salientou o prefeito.