O governador Roberto Requião homologou, nesta semana, as licitações das obras de duplicação dos 10 quilômetros que formam o perímetro urbano de Cascavel da BR-467, rodovia que liga Cascavel a Toledo.
As obras foram divididas em três lotes, onde serão investidos R$ 24,356 milhões. As empresas vencedoras das concorrências apresentaram propostas com valores em média 15,92% abaixo dos preços máximos estipulados pelo DER. A partir do início das obras, as construtoras terão prazo de 1 ano para concluir os serviços.
?Entramos agora na terceira fase das obras. A duplicação da via dentro de Cascavel vai criar um eixo de desenvolvimento local e eliminar o isolamento da região norte do município?, afirma o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.
Estima-se que 50 mil habitantes sofrem com a divisão que a rodovia causa. ?Além do fim do isolamento do norte do município, as obras vão diminuir consideravelmente os atropelamentos e acidentes que ocorrem quase que diariamente no trecho?, acrescenta Pugliesi.
Projeto
O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, recorda que o projeto foi elaborado pelo próprio corpo de engenheiros do Departamento que considerou e estudou os problemas e peculiaridades rodoviárias do município antes de confeccionar a solução final.
?A estrada atravessa boa parte da cidade, o projeto tinha que ser muito bem estudado e elaborado para conceber uma solução definitiva aos riscos e problemas viários de Cascavel?, explica Tizzot. ?Assim como nos outros dois lotes, a confecção do projeto pelo corpo técnico do DER eliminou gastos e reduziu o custo final do projeto?, completa.