O governador Roberto Requião e o general-de-brigada Emir Benedetti, comandante de Artilharia Divisionária da 5ª Divisão do Exército (AD-5), discutiram nesta quinta-feira (26) a atuação conjunta entre Exército e polícias Militar e Civil na segurança dos participantes da Conferência das Partes da Convenção sobre Biodiversidade Biológica (Cop-8), que será promovida pela Organização das Nações Unidas em março na capital paranaense.

continua após a publicidade

Requião garantiu ao comandante a disponibilidade de efetivo e estrutura para o apoio necessário ao Exército Brasileiro e a Polícia Federal, que serão responsáveis pela segurança dos líderes mundiais que participarão da conferência. ?A partir deste encontro, os comandos da Polícia Militar e da Polícia Civil já começam a definir como podem auxiliar no esquema de segurança?, disse Requião.

Convenção 

A Cop 8 será realizada entre 20 e 31 de março e deve receber um público de 12 mil a 15 mil pessoas, entre as quais 45 ministros do meio ambiente. O evento será oportunidade para o Paraná propor aos representantes dos 188 países participantes que seja adotada a rotulagem dos produtos transgênicos, para que ?a população mundial tenha conhecimento daquilo que está consumindo?, conforme definiu o governador.

continua após a publicidade

?Temos que entrar num supermercado e saber o que estamos levando para casa. O interesse das multinacionais e dos exploradores de sempre tem impedido que isso aconteça?, explicou Requião ao ressaltar ainda que o ?Estado é pioneiro no Brasil e uma frente de resistência contra o avanço dos produtos transgênicos, que promovem a eliminação da biodiversidade e das sementes naturais?.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, o Governo do Estado deve conquistar importante apoio para sua proposta de rotulagem dos produtos geneticamente modificados, especialmente entre os participantes da 3ª Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena (MOP3), um dos eventos a ser realizado dentro da conferência mundial, entre os dias 13 e 17 de março . ?Nós entendemos que a informação ao consumidor é uma questão de respeito e de segurança alimentar?, ressaltou.

continua após a publicidade

Além da rotulagem, o Governo do Estado vai propor que cada país crie áreas (Estados) livres de transgênicos, para se manter a biodiversidade e as sementes ?crioulas? ? naturais ? em estoque, a exemplo do que já acontece no Paraná, onde se tem uma quantidade suficiente de sementes de soja sem modificação genética. Além da MOP3, outros 40 eventos paralelos estão sendo programados como, por exemplo, visitas a Unidades de Conservação.