O governador Roberto Requião retribuiu na noite de quarta-feira (15) uma visita que o cônsul-geral do Japão no Paraná, Hirotsugu Hagiuda, havia feito no Palácio Iguaçu. Em companhia de sua mulher Maristela Requião, presidente do Museu Oscar Niemeyer, o governador foi recebido na residência do cônsul pelo deputado estadual Luiz Nishimori, pelo presidente da Associação Hyogo do Paraná, Makoto Yamashita, além dos empresários Hirofumi Nakagiri e Yoshiaki Oshiro.

continua após a publicidade

?É uma visita de cortesia?, disse Luiz Nishimori, para quem o encontro serviu para reforçar os laços de amizade, comercial e cultural entre o Paraná e o Japão, principalmente pela presença do empresário Makoto Yamashita, que deve ser nomeado representante de Hyogo – província japonesa co-irmã do Paraná – para o Brasil e América Latina. O Paraná tem a segunda maior colônia de japoneses do Brasil.

Em agosto do ano passado, o governador da Província de Hyogo, Toshizo Ido, esteve no Palácio Iguaçu, acompanhado por Makoto Yamashita e outras lideranças da comunidade nipo-brasileira, para assinar com o governador Roberto Requião uma declaração conjunta fortalecendo o intercâmbio nas áreas da cultura, educação e economia. O acordo marcou os 35 anos de intercâmbio entre os dois estados.

Agora, Makoto terá a incumbência de buscar uma aproximação ainda maior entre Hyogo e o Paraná. Ele, ao lado do cônsul-geral, do deputado Nishimori e de outras lideranças da comunidade, conseguiram do governador Roberto Requião apoio para o Imin 100, evento que trará em 2008 a família real japonesa ao Paraná. As festividades estão marcadas para os municípios de Curitiba, Londrina, Maringá e Rolândia, onde se concentram as maiores colônias japonesas.

continua após a publicidade