Requião entrega novos barcos para fiscalização ambiental no litoral

O governador Roberto Requião e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, entregaram duas novas embarcações para fiscalização em baías e em alto-mar. Os barcos “flexboat” podem transportar até 22 pessoas e serão utilizados em conjunto com um helicóptero, dois motoplanadores e um avião skyline, adquiridos para a fiscalização ambiental. O uso do helicóptero será feito durante o período de maior interferência da pesca predatória, durante o ciclo de reprodução de espécies.

“É a defesa do nosso pescador. Estas embarcações devem reprimir a pesca ‘pirata’, representada pelos barcos pesqueiros que vem de fora, com rede de arrastão, que acabam com trabalho dos pequenos pescadores e interferem no ciclo de reprodução”, explicou Requião. A região de Paranaguá e Guaraqueçaba é o último criadouro intocado do Atlântico Sul e os barcos fazem parte de um grande programa de preservação, que atua paralelamente com o de criação de alevinos.

O governador adiantou informações sobre o programa de treinamento para tornar pescadores em guia de pesca de anzol, durante o período de repovoamento de espécies. “Num dia de trabalho de guia, eles podem ganhar o que ganham atualmente durante um mês”, disse.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo