O governador Roberto Requião e o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, entregaram 152 veículos às polícias Civil e Militar na manhã desta terça-feira (12). Para o Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante), que trabalha segundo a filosofia de policiamento comunitário, foram entregues 44 veículos Parati e 88 motos que serão distribuídas por todo o Estado. A Polícia Civil também recebeu mais 20 viaturas. ?O processo de reorganização das polícias, com entrega de veículos, reciclagem e contratação de novos policiais significa que estamos atingindo uma qualidade que nos deixa a quilômetros de distância dos outros estados?, comentou o governador.
Requião anunciou durante a solenidade que, até outubro deste ano, todos os 75 bairros de Curitiba serão atendidos pelo Projeto Povo. ?Independente de licitações para compra de novos veículos, estaremos aplicando o conceito e os serviços de polícia comunitária em todos os bairros da Capital. A nossa polícia certamente hoje é a melhor do país?, afirmou. Conforme previsão, até dezembro, todo o Estado deverá ser atendido pelo Projeto Povo. ?Muito mais importante que a entrega de carros e motocicletas é o conceito de policiamento comunitário que está sendo aplicado no estado com o Projeto Povo e vamos avançar em todo o Paraná?, completou o secretário da Segurança.
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Antônio Pancotti, também presente na cerimônia, a entrega de viaturas é o cumprimento do compromisso do governo em reequipar as polícias. ?A Polícia Militar mudou de cara depois que o governo começou a investir na nova filosofia de policiamento comunitário. Recebemos equipamentos, treinamento e estamos seguindo à risca a filosofia de implantação do Projeto Povo para garantirmos uma Segurança Pública de qualidade?, salientou.
Frota
Os veículos recebidos pela Polícia Civil vão substituir os locados atualmente. ?Fazemos a troca dos que eram alugados por carros do patrimônio do Estado. Assim, não temos que pagar o aluguel altíssimo que poderia cobrir o valor do veículo em um ano?, afirmou Delazari. Também foi anunciado também o investimento de R$ 23 milhões para compra de veículos policiais para este ano. ?Certamente em dois anos teremos uma frota 80% renovada e sem a necessidade de pagar aluguel?, comentou.
De acordo com o secretário, há o projeto de substituição da frota por carros novos de dois em dois anos. ?Assim, não gastamos tanto com manutenção e garantimos veículos bons para o uso da polícia?, esclareceu o Delazari. Segundo ele, só em 2004, foram compradas 1.600 viaturas para as duas polícias. ?Foi a maior compra da história do Paraná e é um número bastante significativo comparado a outros estados. Em São Paulo, por exemplo, foram compradas no ano passado 1.500 viaturas?, relatou Delazari.
Distribuição
Em Curitiba, receberão uma Parati e duas motos os bairros Batel, Campina do Siqueira, Campo Comprido, Vila Fanny, Vila Guaíra, Novo Mundo, Parolin, Jardim Botânico, Tarumã, Alto da XV, Bairro Alto e Abranches. Com estes 12, já são 36 bairros atendidos pelo Projeto Povo na capital.
Na Região Metropolitana, São José dos Pinhais recebe dois carros e quatro motos. Piraquara, Pinhais, Araucária, Campo Largo e Almirante Tamandaré recebem um carro e duas motos, cada uma. No total, serão atendidos a partir de agora sete municípios da RMC.
Pato Branco, Cascavel, Paranavaí, Paranaguá, Campo Mourão, Maringá, Londrina, Apucarana, Foz do Iguaçu, Umuarama e Arapongas recebem os veículos para o Projeto Povo de acordo com a dimensão de cada município. Com esta entrega, somam agora 36 bairros em 15 municípios do interior atendidos pelo Projeto Povo.
A cerimônia foi realizada em frente ao Palácio Iguaçu e contou também com as presenças do vice-governador Orlando Pessuti, do chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, entre outras autoridades policiais, secretários de estado, prefeitos, deputados, vereadores e presidentes de Conselhos Comunitários de Segurança.
O vice-governador Orlando Pessuti salientou que a entrega dos veículos é a prova do esforço do governo do Estado em melhorar os serviços prestados aos paranaenses. ?Estamos trabalhando diuturnamente para resgatarmos a qualidade no serviço público, especialmente na Segurança Pública?, disse. Ele ressaltou e agradeceu a colaboração das prefeituras na implementação dos projetos do estado.
Economia em combustíveis
Durante a solenidade de entrega dos veículos para as polícias, o governador falou sobre o novo sistema eletrônico de controle de abastecimento de combustíveis nas viaturas do Estado. ?Fizemos teste com três mil veículos da frota estaudal e constatamos economia de quase 40% de combustível com este controle centralizado. Ou seja, são gastos de cerca de R$ 880 mil reais mensais que agora poderemos cortar. Quando ampliarmos este sistema para todos os veículos, a economia viabilizará a compra de 100 veículos por mês para a frota do Estado?, explicou o governador.